Bem Vindo a Instituto de Musica Jader Drums 47 9963-5216 47 9112-9928 47 8833-2796 Rua 7 de Maio 168 Itoupava Norte Blumenau Sc Horários Flexíveis Aulas Particulares Também efetuamos

terça-feira, 23 de abril de 2013

Violão


Violão



O violão é um instrumento amplamente utilizado como solista e/ou como parte importante de conjuntos de câmera ou de grandes orquestras.

No campo da música brasileira, a presença do violão, seja na música popular ou erudita, é de extrema relevância, pois este instrumento está diretamente vinculado ao desenvolvimento de gêneros nacionais, como por exemplo, o Choro e o Samba. Faz parte, portanto, de nossa história musical.

Sendo assim, com o fim de garantir um estudo sério e substancial para os alunos interessados no referido instrumento, o curso de bacharelado em violão é indispensável numa instituição de ensino musical.
O objetivo principal do curso, do início ao fim, é formar profissionais exemplares. Para tanto, o curso visa oferecer conhecimentos históricos, estéticos, teóricos e práticos com relação à música e ao instrumento violão, fazendo com que os alunos alcancem gradativamente o pleno domínio mecânico sobre as obras exigidas no programa e desenvolvam a sensibilidade, a apreciação musical e a auto-confiança para apresentações públicas (através da compreensão da execução musical – a performance - e do desenvolvimento de técnicas de memorização aliadas a uma metodologia de estudo). Domínio das habilidades técnicas e interpretativas. Conhecimento do repertório específico, nos diversos estilos e épocas, com ênfase no repertório brasileiro.

Experiência com práticas interpretativas individuais e de grupos (música de câmera e orquestra). Atuar como solista, camerista, músico de orquestra e/ou integrante de conjunto de música popular. Realizar transcrições e arranjos para seu instrumento. Realizar pesquisa de repertório e de técnicas interpretativas.
- Postura 
- Notas Musicais 
- Nomes das cordas e afinação do instrumento 
- Como segurar a palheta 
- Exercício de dedilhado com a mão direita, para o aluno pegar a coordenação. 
- Exercícios de batida 
- Exercícios para a mão direita - 1234, 123, 135, 12, 13, 23 
Cifras (músicas) 
- Variações de cromatismo 
- Exercícios para abertura da mão esquerda 
- Exercícios de técnica para palhetada alternada 
- Termos Técnicos da Guitarr 
- Bend 
- Slide 
- Vibrato 
- Licks 
- Tom e Semitom 
- Visualizando as oitavas em todas as regiões (preparação para o “Sistema 5”) 
- Formação das tríades Maiores, menores, aumentadas e diminutas 
- Técnica utilizando tríades (palhetada alternada, sweep picking) 
- Arpejos (fechados, abertos, com saltos) 
- Licks / Aplicação Prática 
- Desenhos dos acordes 
- Escala Pentatônica: 
• Formação 
• Padrões 
• Licks 
• Aplicação Prática 
- Blues Playing 
- Estrutura do CAGED para acordes maiores 
- Harmonia Básica II (harmonizando em diferentes regiões) Ex: C F G nas 5 regiões 
- Escalas Maiores (modos) e Relativas Menores: 
• Formação 
• Ciclo de 5as e 4as 
• Armadura de Clave 
• Digitações Tradicionais / 3 Notas por Corda 
• Técnica / padrões 
• Licks 
• Aplicação prática / improvisação 
- Avoid-note 
- Sonaridade dos modos 
- Estudo dos modos em particular Ex: quinto, sexto 
- Patterns em escala maior para desenvolvimeto da coordenação 
- Harmonia Básica / Dicionário Básico de Acordes (modos) 
- Seqüências Harmônicas (Aplicação) 
- Análise de harmonias simples e improvisação 
- Teoria Elementar / Leitura Rítmica e Melódica 
- Exercícios básicos de percepção 
- Noções de leitura 
- Pentatônica m6 / Pentatônica M7: 
• Formação / Intervalos 
• Digitações 
• Padrões / Licks 
• Aplicação Prática (playbacks) 
- Inversões das Tétrades do Campo Harmônico Maior 
- Escala Menor Harmônica: 
• Histórico / Formação 
• Digitações: tradicional (sistema 5) / 3 Notas por Corda 
• Padrões 
• Licks 
• Aplicação Prática (Playbacks) 
• Vamp, seqüências tonais, II V I menor 
- Campo Harmônico Menor Harmônico: 
• Formação 
• Acordes gerados 
• Arpejos gerados 
• Modos gerados / análise 
• Simetria diminutos / aumentados 
• Aplicação prática 
- Teoria elementar (compassos compostos / quiálteras nos compassos simples e compostos) 
- Harmonia Funcional 
- Estudo do II V I Maior e menor 
- II V I estruturais (acordes x escalas) 
- Escala menor Melódica: 
• Histórico / formação 
• Digitações: tradicional (sistema 5) / 3 notas por corda 
• Aplicação prática 
- Campo Harmônico Menor Melódico: 
• Formação 
• Acordes gerados 
• Arpejos gerados 
• Modos gerados / análise 
• Aplicação prática 
- Resolução do Trítono 
- Acorde Dominante x Dominante Alterado 
- Estudo específico sobre Mixo 4#, Lócrio 9 e Alt. 7 
- Dicionário de Acordes Dominantes 
- II V I: Aplicação prática / lines 
- Sub V (acorde substituto do V° grau) 
- Subdominantes menores (substituições) 
- Dom Dim: 
• Formação 
• Digitações 
• Acordes gerados / simetrias 
• Aplicação prática

Blumenau sc 


(47) 9963 5216 



(47) 8833-2796 



Rua 7 de Maio 168 Itoupava Norte



Segunda a Quinta das 8:00 ás 12:00 e 13:00 ás 17:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário