Violão
O violão é um instrumento amplamente utilizado como solista e/ou como parte importante de conjuntos de câmera ou de grandes orquestras.
No campo da música brasileira, a presença do violão, seja na música popular ou erudita, é de extrema relevância, pois este instrumento está diretamente vinculado ao desenvolvimento de gêneros nacionais, como por exemplo, o Choro e o Samba. Faz parte, portanto, de nossa história musical.
Sendo assim, com o fim de garantir um estudo sério e substancial para os alunos interessados no referido instrumento, o curso de bacharelado em violão é indispensável numa instituição de ensino musical.
O objetivo principal do curso, do início ao fim, é formar profissionais exemplares. Para tanto, o curso visa oferecer conhecimentos históricos, estéticos, teóricos e práticos com relação à música e ao instrumento violão, fazendo com que os alunos alcancem gradativamente o pleno domínio mecânico sobre as obras exigidas no programa e desenvolvam a sensibilidade, a apreciação musical e a auto-confiança para apresentações públicas (através da compreensão da execução musical – a performance - e do desenvolvimento de técnicas de memorização aliadas a uma metodologia de estudo). Domínio das habilidades técnicas e interpretativas. Conhecimento do repertório específico, nos diversos estilos e épocas, com ênfase no repertório brasileiro.
Experiência com práticas interpretativas individuais e de grupos (música de câmera e orquestra). Atuar como solista, camerista, músico de orquestra e/ou integrante de conjunto de música popular. Realizar transcrições e arranjos para seu instrumento. Realizar pesquisa de repertório e de técnicas interpretativas.
- Postura
- Notas Musicais
- Nomes das cordas e afinação do instrumento
- Como segurar a palheta
- Exercício de dedilhado com a mão direita, para o aluno pegar a coordenação.
- Exercícios de batida
- Exercícios para a mão direita - 1234, 123, 135, 12, 13, 23
- Cifras (músicas)
- Variações de cromatismo
- Exercícios para abertura da mão esquerda
- Exercícios de técnica para palhetada alternada
- Termos Técnicos da Guitarr
- Bend
- Slide
- Vibrato
- Licks
- Tom e Semitom
- Visualizando as oitavas em todas as regiões (preparação para o “Sistema 5”)
- Formação das tríades Maiores, menores, aumentadas e diminutas
- Técnica utilizando tríades (palhetada alternada, sweep picking)
- Arpejos (fechados, abertos, com saltos)
- Licks / Aplicação Prática
- Desenhos dos acordes
- Escala Pentatônica:
• Formação
• Padrões
• Licks
• Aplicação Prática
- Blues Playing
- Estrutura do CAGED para acordes maiores
- Harmonia Básica II (harmonizando em diferentes regiões) Ex: C F G nas 5 regiões
- Escalas Maiores (modos) e Relativas Menores:
• Formação
• Ciclo de 5as e 4as
• Armadura de Clave
• Digitações Tradicionais / 3 Notas por Corda
• Técnica / padrões
• Licks
• Aplicação prática / improvisação
- Avoid-note
- Sonaridade dos modos
- Estudo dos modos em particular Ex: quinto, sexto
- Patterns em escala maior para desenvolvimeto da coordenação
- Harmonia Básica / Dicionário Básico de Acordes (modos)
- Seqüências Harmônicas (Aplicação)
- Análise de harmonias simples e improvisação
- Teoria Elementar / Leitura Rítmica e Melódica
- Exercícios básicos de percepção
- Noções de leitura
- Pentatônica m6 / Pentatônica M7:
• Formação / Intervalos
• Digitações
• Padrões / Licks
• Aplicação Prática (playbacks)
- Inversões das Tétrades do Campo Harmônico Maior
- Escala Menor Harmônica:
• Histórico / Formação
• Digitações: tradicional (sistema 5) / 3 Notas por Corda
• Padrões
• Licks
• Aplicação Prática (Playbacks)
• Vamp, seqüências tonais, II V I menor
- Campo Harmônico Menor Harmônico:
• Formação
• Acordes gerados
• Arpejos gerados
• Modos gerados / análise
• Simetria diminutos / aumentados
• Aplicação prática
- Teoria elementar (compassos compostos / quiálteras nos compassos simples e compostos)
- Harmonia Funcional
- Estudo do II V I Maior e menor
- II V I estruturais (acordes x escalas)
- Escala menor Melódica:
• Histórico / formação
• Digitações: tradicional (sistema 5) / 3 notas por corda
• Aplicação prática
- Campo Harmônico Menor Melódico:
• Formação
• Acordes gerados
• Arpejos gerados
• Modos gerados / análise
• Aplicação prática
- Resolução do Trítono
- Acorde Dominante x Dominante Alterado
- Estudo específico sobre Mixo 4#, Lócrio 9 e Alt. 7
- Dicionário de Acordes Dominantes
- II V I: Aplicação prática / lines
- Sub V (acorde substituto do V° grau)
- Subdominantes menores (substituições)
- Dom Dim:
• Formação
• Digitações
• Acordes gerados / simetrias
• Aplicação prática
Blumenau sc
(47) 9963 5216
(47) 8833-2796
Rua 7 de Maio 168 Itoupava Norte
Segunda a Quinta das 8:00 ás 12:00 e 13:00 ás 17:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário